24 de julho de 2015

Escritora Mirna Brasil Portella visita BPE em Rio Branco




Receber visitantes diariamente faz parte do nosso cotidiano aqui na Biblioteca Pública Estadual. Na última quinta-feira (23), foi a vez da escritora Mirna Brasil Portella conhecer nosso espaço.

 Acompanhada pela Diretora da Biblioteca Helena Carloni Camargo, a escritora carioca que morou no Acre durante 10 anos da sua infância, trouxe seus filhos e deixou exemplares de seus quatro livros publicados como doação, entre eles um livro-cd produzido pela cantora Mart’nália com a participação de Chico Buarque, Martinho da Vila e Maria Rita.

Em um diálogo, Helena e Mirna trocaram experiências sobre a importância do livro e a escritora relembrou sua trajetória contando suas motivações com a música, a poesia e a literatura.

Mirna Brasil Portella é carioca, nascida em 1974. Formou-se em direito pela PUC-Rio e é pós-graduada em Formação do Leitor pela Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio.  Filha de um médico pernambucano e uma dona de casa acreana, Mirna morou até os 10 anos de idade em Rio Branco, no Acre, para onde se mudou ainda pequena. 

Livros publicados pela autora:
       



 A autora e ilustradora carioca Mirna Brasil Portella, foliona de carteirinha desde que passeava no colo da mãe, e leitora apaixonada por livros para crianças, quis, há dez anos, comemorar o primeiro fevereiro do filho com marchinhas de Carnaval. Mas, cadê que existia um “cedezinho” que fosse para animar a criançada com essas músicas divertidas e irresistíveis? Algum tempo depois, ela quis contar a história da festa para Vinícius (e, também para Rafael, o caçula que tinha chegado), mas também não encontrou nenhum livro adaptado para os pequenos. Que bom!!! Porque foi assim que nasceram o livro & CD “Carnavalança”




  Chuá, chuá: gota d'água, céu e mar', narra o ciclo da água de um jeito divertido e poético. Em versos delicados, a autora descreve a jornada da água na natureza, revelando para os pequenos leitores a graça sempre surpreendente de suas muitas transformações. No fim da história, um apêndice apresenta curiosidades sobre esse ciclo, explicando, por exemplo, o que são os lençóis freáticos, como o calor do sol atua na evaporação e como o lixo tóxico contamina nossas águas. Ecológico até no formato: suas páginas são de papel reciclado e sua capa não usa verniz, que é prejudicial ao meio ambiente.



  

Repleta de boas memórias ligadas à maravilha de comer uma ou várias frutas e sabedora das proporções continentais deste nosso 'Brasilzão', a autora procura lançar mão de um olhar lírico e da musicalidade das rimas para reapresentar a riqueza e fartura de frutas - de tudo que é jeito, de tudo que é lugar; cada uma com uma cor, uma forma, um cheiro, um paladar e uma história diferente - em solo nacional eis o que a escritora carioca Mirna Brasil Portella vem nos ofertar com sua deliciosa feira de versos de Fra, fre, fri, fro, fruta!





O desejo de liberdade, o mar e o compositor Dorival Caymmi foram a inspiração do livro ‘Do Mar’, que nasceu de uma música homônima que Mirna compôs e registrou em vídeo no YouTube. Com ilustrações do francês Laurent Cardon, o livro conta a história de uma menina, Maria do Mar, que vive em uma aldeia de pescadores. Enquanto o pai sai de barco para pescar e fica muito tempo fora de casa, ela sonha com o dia em que também vai partir para conhecer o mundo e a si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário