23 de outubro de 2015

BPE realiza sessão de cinema visando acessibilidade


A Biblioteca Pública Estadual do Acre em parceria com a Mais Diferenças, entidade promotora dos direitos humanos e executora do projeto "Acessibilidade em Bibliotecas Públicas" do Sistema Nacional de Bibliotecas/MinC, realiza sessão de cinema com recursos de acessibilidade nesta sexta-feira (23), das 15h às 17h na Filmoteca Acreana.

O intuito é integrar as pessoas com deficiência visual, baixa visão, surdas e com deficiência auditiva  possibilitando uma melhor compreensão do enredo através de recursos como audiodescrição, legenda descritiva e a língua brasileira de sinais (LIBRAS).  A audiodescrição consiste na narração de todas as imagens do filme, possibilitando que deficientes visuais compreendam o que se passa na tela, inclusive nos detalhes como cenários e figurinos, ações e trejeitos dos personagens.  Já a legenda descritiva, além dos diálogos apresenta indicações sobre trilha sonora e som ambiente em ação, permitindo que os deficientes auditivos possam desfrutar de maneira mais completa o que se passa na tela.

A programação conta ainda com um intérprete de LIBRAS para auxiliar na comunicação durante o debate sobre as experiências envolvidas na sessão de cinema acessível. O filme será escolhido de acordo com o público respeitando a classificação indicativa. Entrada gratuita, convide seus amigos e participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário