11 de março de 2013

Pesquisadora da Fundação Pensamento Digital pesquisa impactos do uso de computadores em bibliotecas públicas

Helena Carloni Diretora da Biblioteca Pública Estadual e a pesquisadora Drª Marta Dieterich Voelcker.

O Estado do Acre foi indicado pela Fundação Biblioteca Nacional/Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, como representante da região Norte para participar da pesquisa “ESTUDO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS NO BRASIL”, da Fundação Pensamento Digital em conjunto com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e apoio da Fundação Bill e Melinda Gates. A indicação se deu pelo fato da Biblioteca Pública Estadual ser uma referência em âmbito nacional.

O interesse da pesquisa era saber sobre os impactos do uso de computadores com cobertura de internet em bibliotecas públicas. O ponto principal da pesquisa estava em identificar necessidades e oportunidades para as bibliotecas públicas brasileiras melhorarem os serviços oferecidos às suas comunidades e contribuírem para a efetivação de transformações características da sociedade da informação.

A Biblioteca Pública Estadual recebeu no período de 05 a 10 de março, a pesquisadora da Fundação Pensamento Digital, Drª Marta Dieterich Voelcker, que possui formação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas, mestrado em Psicologia Social e doutorado em Informática na Educação.

No Acre, a pesquisadora visitou duas bibliotecas de Rio Branco, a Biblioteca Pública e a Biblioteca da Floresta, e também as bibliotecas de três municípios, de Epitaciolândia, Porto Acre e Xapuri, onde conversou com a representante da Fundação de Cultura Srª Francis Mary Alves de Lima, com os coordenadores das bibliotecas e usuários, sobre o uso dessas tecnologias.

Segundo a pesquisadora “a pesquisa ocorreu nas cinco regiões, visitamos os estados com boas práticas de tecnologia”.
O resultado dessa pesquisa vai alimentar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, com informações e evidências para apoiar o desenvolvimento de uma proposta ao programa “Bibliotecas Globais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário