9 de julho de 2015

Saiba como o livro chega na prateleira da Biblioteca




Queridos leitores!
Viajar pelas prateleiras admirando os livros até escolher um para devorar é tudo de bom, não é? Atualmente a Biblioteca Pública Estadual do Acre possui 52.957 mil livros divididos em oito coleções do acervo catalogado. Pensando nisso, nós do Blog da Biblioteca vamos te contar um pouco nesse post sobre o trajeto que cada livro recebido por nós, faz desde que chega na biblioteca até parar nas suas mãos.

Quem tá curioso aí?

Quando recebemos doações de livros é muito importante avaliar o estado físico de cada um, a bibliotecária Paula Barros da Divisão Técnica cuida dessa parte e contou pra gente que nenhum livro pode ter fungos, insetos e nem sujo ou mofo para não contaminar o restante do acervo. Então, antes de qualquer coisa todos os livros são higienizados e os que precisam passam pela Sala de Restauração. Depois de um tapa no visual e devidamente higienizados os livros são registrados no sistema para que seja feito o controle de quantos e quais títulos estão disponíveis para catalogar.

Existem várias formas de catalogação, a mais utilizada nas bibliotecas pelo mundo é a Classificação Decimal de Dewey (CDD), também usada aqui na Biblioteca Pública. Nesse modo o conhecimento humano é dividido em 10 grandes classes e cada uma dessas classes é definida por um número, depois cada classe é dividida em subclasses que por sua vez são divididas em sub-subclasses e tudo fica escrito naquela etiqueta na lateral de todos os livros da biblioteca.

Achou complicado? Parece difícil, mas é simples... Vamos explicar! Em cada etiqueta você vai ver sempre uma linguagem paralela onde na primeira numeração é exibido o CDD, na segunda numeração é identificado o código do autor da obra, na terceira numeração você pode identificar a qual acervo, coleção ou gênero o livro faz parte e por fim o número do exemplar para identificar os livros disponíveis pra você.

Como entender a catalogação dos livros (Foto:BPE/AC)


Essa fase é muito importante, pois define o espaço que o livro vai ocupar na prateleira, o que facilita na hora de encontrar um livro que você procura. Passado esse trabalho o livro vai para o seu cantinho especial na prateleira, sendo introduzido no acervo e esperando você para ser lido e bem aproveitado.


Tem alguma curiosidade sobre o trabalho realizado por nós da biblioteca ou sugestão para o próximo post? Comenta aqui abaixo ou manda pra gente na página do Facebook.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Muito bom! Parabéns a cada dia mais pelas postagens neste blog, com informações muito ricas e variadas, além de importantes. Parabéns aos funcionários da Biblioteca pela organização e em especial, a cuidadora desde blog!

    ResponderExcluir