11 de junho de 2015

Descanse em paz Christopher Lee!



O ator Christopher Lee morreu no último domingo (7), após três semanas de internação com insuficiência cardíaca e respiratória. Conhecido por protagonizar como Conde Drácula e interpretar Saruman em O Hobbit e na trilogia O Senhor dos Anéis, o ícone se despediu aos 93 anos em Londres, sua terra natal.

Nascido em 27 de maio de 1922, o ator iniciou sua carreira nos palcos teatrais se dedicando à encarnar vilões na perseguição dos mocinhos. Seu primeiro personagem de destaque foi Rumpelstiltskin, antagonista dos Contos de Grimm. Buscando se consagrar Lee não parou por aí, se formou em literatura clássica, mas deixou sua carreira de lado quando se voluntariou para lutar contra os soviéticos na Guerra do Inverno, também conhecida como Guerra Russo-Finlandesa ocorrida em 1939.
Na sequência, serviu como oficial de inteligência para os britânicos na Força Aérea Real ainda na Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, Christopher Lee voltou sua dedicação à carreira nos telões. Assinou contrato com a Hammer Films, onde lançou seu primeiro filme, A Maldição de Frankenstein em 1957 e um ano depois Drácula, onde ele deu vida ao senhor dos vampiros obtendo grande destaque, tanto que reviveu o personagem novamente em 1965, 1968, 1969 e 1970 com sucesso comercial.

Já consagrado por dar vida aos vilões, o ator viveu Francisco Scaramanga, o Homem da Pistola de Ouro, antagonista de James Bond em 007 em 1973. Em Star Wars foi Conde Dookan, seguiu seu caminho para se tornar uma lenda participando das produções de Tim Burton como A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Sombras da Noite, além de ter dublado e narrado filmes como Sweeney Todd, Alice in Wonderland e A Noiva-Cadáver.

Christopher Frank Carandini Lee somou mais de 220 produções como ator, participou como narrador de discos conceituais da Rhapsody of Fire e cantou com a banda de heavy metal Manowar.  Em 2001, foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico por seus serviços como ator. Em 2009, foi nomeado pela Rainha Isabel II, como Cavaleiro Real por seus serviços como ator e filantropo. Em 2011, ao receber um prêmio pelo conjunto da obra no Bafta, considerado o Oscar britânico, declarou que jamais se aposentaria e assim fez até o dia 7 de junho de 2015.

O site AdoroCinema.com fez uma lista com a filmografia do Lee, se você quer conhecer todos os seus personagens é só clicar AQUI.


Nós do Blog da Biblioteca sabemos que grandes atores sempre deixam marcas, Christopher Lee deu adeus, mas o seu trabalho jamais deixará de existir, o seu talento ficará para sempre na memória de todos que apreciam a sua arte.



(Com informações do G1, The Telegraph e AdoroCinema.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário